domingo, 10 de fevereiro de 2013

Stieg Larsson



Eu me sinto privilegiado por ter tido a oportunidade de ler as três obras desse autor extraordinário.
Stieg Larsson foi o escritor que pôs no papel nada mais, nada menos, que a Trilogia Millennium.
Seus livros se tornaram um dos maiores sucessos literários na última década, vendendo mais de 65 milhões de cópias.
Larsson morreu no ano de 2004 decorrente de um ataque cardíaco.
Suas três obras (
Os Homens que Não Amavam as Mulheres, A Menina que Brincava com Fogo e A Rainha do Castelo de Ar) tomaram o mundo literário como um furacão desde que foram lançados. A personagem principal,
Lisbeth Salander, acabou se tornando um ícone, sendo igualada a personagens como Alex Cross (da série de livros policiais de James Patterson) e também, porque não, a Sherlock Holmes.
E como não bastasse a quantidade de mistérios que cercavam toda a trilogia, a vida de Larsson também terminou recheada deles. Durante toda sua carreira como jornalista, Stieg recebeu inúmeras ameaças de morte por conta de sua luta pelos direitos humanos dentro e fora da Suécia.
No dia 9 de novembro de 2004, Stieg Larsson morreu de um ataque cardíaco fulminante depois de ter usado as escadas para chegar ao seu escritório na revista que trabalhava. Muitos levantaram a suspeita que finalmente, uma das ameaças a sua vida se concretizou.
Os manuscritos da trilogia Millennium foram encontrados depois de sua morte e pelo que se sabe ele nunca tentou publicá-los. Infelizmente, um dos autores que mais admiro, não pode presenciar o sucesso que sua obra veio a fazer. Stieg morreu sem saber que um em cada quatro suecos leu uma de seus livros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...