sábado, 16 de fevereiro de 2013

O Talismã


Imaginando que, passeando por Portland-ME, enquanto procurava em qual dos restaurantes localizados na Commercial Street eu iria comer lagosta, eu cruzasse com Stephen King. Sim, ele mesmo. O meu escritor favorito. E desse suposto encontro eu pudesse não apenas expressar o tamanho da minha admiração pelos seus trabalhos, mas também cair em uma conversa casual. Quando finalmente entrássemos em um "Pub" para tomar uma cerveja, ele me perguntaria:
― E qual livro você está lendo agora?
― Coincidentemente estou lendo um livro seu.
― Qual deles? ― King perguntaria mostrando interesse em saber qual é.
― O Talismã.
― E está gostando?
Eu respiraria fundo, analisaria inúmeras vezes minha resposta em uma fração de segundo e finalmente teria coragem para dizer:
― Vou ser sincero senhor King. Estou tentando, mas está difícil.

Por mais que eu seja um super fã de Stephen King e tenha tido a oportunidade de ler quase todas as suas obras, a leitura de O Talismã está sendo muito decepcionante. Não querendo tirar a responsabilidade de King no resultado da obra, mas esse foi um dos livros que ele escreveu em conjunto com Peter Straub. E talvez por isso o resultado não tenha me agradado.
Como disse antes, estou tentando, como se fala no vocabulário popular, tirar Stephen King da reta.
Também não posso criticar Straub pois esse seria o único trabalho seu que conheço. Mas pretendo ler um de seus livros, provavelmente Koko, no qual venceu em 1989 o prêmio World Fantasy Award.
E para finalizar, o que mais incomoda na leitura de O Talismã e os intermináveis passos que o personagem está dando em sua aventura que sei, ao final da obra, não terá explicação. Se estes acontecimentos tivessem o propósito de construir o caráter do personagem eu até entenderia, mas infelizmente não é o que está acontecendo.
Enfim. Fica aqui a minha primeira crítica negativa a um dos melhores escritores de suspense de todos os tempos.
 

Um comentário:

  1. Olá Cleiton, também sou fã do Stephen king, mas apesar de adorar a grande maioria de seus livros, alguns deles não conseguem me agradar de forma alguma, e por incrível que parece O iluminado está entre eles.
    Até gosto da história do Talismã, mas em A casa Negra achei que tanto SK quanto Peter Straub pareciam lutar com os personagens, e a história toda saiu um pouco forçada e o final estranho.

    Abraços
    Nel
    Mais um blog sobre livros.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...